sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Na Terra das 'Magpies'?

Durante algumas das últimas aulas teóricas do dia, em que tive a oportunidade de estar atento e aprender alguma coisa, deixava-me distrair por um acontecimento que se dá todos os dias, por volta das 16 horas...

Não é que as aulas teóricas fossem assim tão interessantes para ser impossível encontrar algo que me distraísse... Aliás, pensando bem, até era fácil. Bem, mesmo assim acho plausível fazer a pergunta:

Mas que acontecimento é este?

Antes de descrever o 'predicado', deixem-me descrever o 'sujeito': a pega-rabuda (magpie em inglês, skata em sueco), um pássaro da família do corvo que se avista em abundância aqui em Gotemburgo (e não só, vejam este artigo na wikipédia). Em baixo, uma imagem de um destes bicharocos a voar:

Vamos então ao 'predicado'. Por volta das 16 horas, ou melhor, por alturas do por do sol, (sim, porque estes animais não usam relógio para orientação temporal) todos os espécimes das redondezas juntam-se no mesmo sítio (neste caso voando sobre telhado de um dos edifícios da faculdade) quase tapando o céu, para não falar no silêncio que acabam por perturbar, pois estas pegas-rabudas não se calam...

Após este último 'engarrafamento', as aves desaparecem, dirigindo-se, presumo eu, para os seus ninhos, que aliás são muito facilmente avistados nas árvores despidas pelo Inverno.

Deixo aqui algumas imagens que pude recolher hoje do meu quarto, por volta das 15:30. Não são bons exemplos do que realmente acontece, até porque as fotografias não foram muito bem tiradas. Devem ser suficientes para dar uma ideia. Na primeira imagem podem ver alguns pássaros no ar, nas árvores e no relvado visível no centro da fotografia:



Só mais uma curiosidade minha... A equipa de futebol inglesa Newcastle United FC escolheu estes animaizinhos, símbolos de tristeza e problemas, para alcunha. São conhecidos por 'Magpies'. Isto é que é brincar com a sorte!

Nenhum comentário: