sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Are We Living in America?

Por estas bandas, o último fim de semana televisivo foi marcado pelo maior acontecimento desportivo (de acordo com as estatísticas).... dos Estados Unidos da América: O Super Bowl XLII, a final da National Football League.

Neste último Domingo (vejam a data deste post para saberem que Domingo é...) quase todos os canais passaram filmes que conseguiam arranjar sempre maneira de introduzir o futebol americano no argumento, episódios especiais (leia-se, sobre futebol americano) dos Simpsons e Family Guy e, finalmente, resumos do desempenho de cada uma das equipas finalistas durante a época que findava.

Já agora, os finalistas foram os New York Giants e os New England Patriots de Boston. Ganharam os Giants.

Foi este o ponto de partida para mais uma reflexão sobre o país que me vem acolhendo nestes últimos 6 meses...

Será este o país europeu mais próximo da american way of life?

Primeiro que tudo, deixem-me dizer que a maioria da juventude autóctone não sofre tanto daquele anti-americanismo fundamentalista, daquele 'porque sim!' ou 'porque o meu ídolo escreve música com esse tipo de conteúdo' que ultimamente se vem instalando nas mentalidades europeias. Depois de algumas conversas fiquei a saber que muitos deles até já estiveram, durante algum tempo, nos E.U.A.

Mas não é isto que me leva a pensar na Suécia como o país mais 'americanizado' da Europa... Vamos por pontos:

O Hóquei no Gelo

O hóquei no gelo até nem é algo exclusivo dos norte-americanos (E.U.A e Canadá). Em países como a Republica Checa, Rússia, Finlândia, Alemanha, e até na própria Suécia, o hóquei no gelo já se pratica há muito tempo, sendo já um desporto tradicional.

Quando se olha com mais detalhe para a liga sueca de hóquei no gelo é que se descobrem os pontos de aproximação com os Estados Unidos. Os nomes das equipas. Nomes como Frölunda Indians, HV71 Blue Bulls ou Timrå Red Eagles fazem lembrar aqueles nomes à moda de banda desenhada da NHL. Os símbolos também não andam muito longe, senão vejamos:



Ver um jogo de hóquei aqui na Suécia dá direito até a músicas de órgão nas paragens de jogo, daquelas que se ouvem nos jogos de computador da EA Sports (passo a publicidade)...

Fast Food

Aqui há stands do McDonalds e Burger King em todo o lado. E estão sempre cheios...

Só no maior centro comercial da Escandinávia, Nordstan, (mais pequeno que o GaiaShopping, à vontade), localizado aqui em Gotemburgo, existem 3 stands de McDonalds e 1 do Burger King. Logo à frente do centro comercial fica a estação de comboio, mais 1 Burger King. Numa das ruas em frente ao centro comercial há mais 1 McDonalds. Não é preciso andar mais uns 50 metros para encontrar outro McDonalds em Kungsportsplatsen. Na avenida... bem, paro pela avenida, mas acreditem que há mais, muito mais!

Aos fins de semana é o ponto de encontro do pessoal que anda a curtir a noite.

Nas auto-estradas e vias rápidas abundam os drive-in. Há até uma cadeia de comida rápida sueca, Max, que tenta fazer frente a estes 2 gigantes americanos...

A Televisão

Aqui passam Simpsons, Family Guy, American Dad, South Park, Lost, Prison Break, Grey's Anatomy, House, etc... Ok, nada de anormal. Em Portugal ainda se vai passando a mesma coisa, ainda que não na televisão pública.

A diferença é notada quando muita da publicidade que passa é em Inglês e sem legendas e quando se vêem séries como 60 Minutes da CBS ou Cops, na televisão pública... Tenho que dizer isto outra vez: eles passam COPS! Existirá algo mais tipicamente americano do que Cops?

Para quem não sabe o que é...



Será este o 51º estado dos E.U.A.?

Nenhum comentário: